Empreender na área da saúde é uma necessidade crescente nos nossos dias.

Para seres melhor sucedida nas tuas consultas precisas surpreender os teus clientes, distinguindo-te dos demais nutricionistas.

A seguir vamos conhecer 5 dicas que te poderão ser bastante úteis enquanto profissional:

Prepara-te com Antecedência

Procura conhecer o máximo possível sobre o historial de cada novo cliente, antes mesmo de o consultares.

Sempre que possível procura fazer um questionário pré-consulta (pode enviar por mail, no caso da marcação ter sido feita diretamente contigo, ou entregares na sala de espera enquanto aguarda pela sua marcação).

Informações sobre: o que já fez no passado; qual o peso mínimo/máximo que teve; o quanto está preparado para mudar; o que está disponível para fazer diferente; quais as expectativas perante o processo, são alguns dados que te vão permitir traçar um breve perfil e perceberes qual o rumo mais eficaz da tua abordagem.

Vais sentir-te muito mais à-vontade durante a sessão.. Imagina a satisfação do cliente ao constatar que te preocupaste em conhecer melhor as suas necessidades. Esse pode ser o primeiro passo para uma frutuosa relação entre nutricionista-cliente, já sem falar que te vai auxiliar na preparação do plano individual de atendimento.

Sê Credível

Mantém sempre uma imagem de serena credibilidade face ao cliente. Evita as divagações e foge das teorias desnecessárias.

Procura antes ser directa e objectiva, o cliente quer resultados, lembra-te disso! Usa uma linguagem acessível e que o teu cliente compreenda.

Usa Honestidade

Promete apenas resultados que sabes serem alcançáveis. Nada de fantasias, nem de exageros apenas para prender o cliente!

Por vezes os clientes têm a expectativa de emagrecer dezenas de Kg em pouco tempo e cabe a ti, definires os limites do que é possível atingir, de modo a não quebrares a confiança com o cliente, mas também não alimentar falsas expectativas.

Frontalidade é Importante

Empreender na área da saúde é também ter a coragem de confrontar o cliente com a realidade e  com as ideias pré-definidas demasiado ambiciosas que possa ter.

Sempre que tiveres um cliente com ideias pré-estabelecidas que vão contra os principios de uma alimentação saudável e equilibrada ou que comprometa a sua saúde, deves ser frontal e com assertividade explicares as consequências que podem surgir ao continuar nesse comportamento.

Torna-te uma Companhia Presente

Não te limites a ver o cliente apenas de consulta a consulta. Embora isso implique um acréscimo de trabalho, é fundamental que cada cliente sinta em ti uma ajuda disponível.

Estabelece contactos telefónicos, ou corresponde-te com os clientes por email, mensagem, etc.

Hoje em dia as redes sociais são um excelente apoio, um grupo no Facebook ou no Whatsup, pode ser a plataforma ideal para manteres contacto entre consulta

Empreender é inovar e inovar é a chave do sucesso.

Com energia total,

Joana Carvalho Costa