Na era digital em que vivemos, eu diria que se torna obrigatório o uso de redes sociais, como o Facebook ou Instagram, para puderes divulgar o teu trabalho e que tenhas a maior visibilidade possível.
Uma das grandes dificuldades que existe é sobre :”Como fazer um Post no Facebook? Que conteúdos colocar?!”
Descobre então aqui em baixo como podes criar um post TOP no Facebook, de forma a criares mais envolvimento por parte dos teus seguidores.
 

Em 5 passos: Um post TOP para as redes sociais! 

#1 Conhece o teu Cliente-alvo

De nada adianta estares a partilhar apenas posts com mensagens, imagens ou dicas para ti, se queres chegar mais perto dos teus seguidores.
Ou seja, para perceberes o que colocar de interessante no Facebook, deves conhecer a fundo quem é o teu cliente-alvo para que os conteúdos sejam relevantes para ele.
Imagina que o teu publico-alvo são Mulheres Grávidas, então de que adianta colocares receitas para emagrecer ou secar a barriga?! São conteúdos que o teu publico-alvo não vai parar para ler porque não são do seu interesse.
Então, para garantires o sucesso do teu post, tens que conhecer a fundo quem é o teu cliente-alvo:. Dá-lhe um nome, uma profissão, uma rotina, identifica ao máximo o teu público alvo com todos os pormenores que conseguires identificar. Depois imagina-te na pele dele e então cria o post nas redes sociais para ele.
 

#2 Define o teu Objetivo

Aquele potencial cliente segue-te porquê? És nutricionista? Ele quer dicas, e por isso acompanha-te no Facebook? Queres chegar a ele como Coach? Ele pretende que o ajudes na caminhada? Ele sabe o que é um processo de coaching e por isso busca mais informações?
Tens que parar e responder a estas perguntas até teres um objetivo definido para a tua página. Só a partir daí é que podes começar a trabalhar nos posts.
Então, agora que já sabes qual o teu objetivo e conheces o teu avatar, vamos à parte mais prática dos posts.
 

5 Passos para criar um post TOP no Facebook

5 Passos para criar um post TOP no Facebook


 

#3 Visualmente Atrativo

Procura que o teu post, seja com dicas de nutrição, seja com frases motivacionais, seja com links para o teu blog/site, sejam visualmente atrativos.
Investe em imagens simples, agradáveis e com zero poluição visual. Sê objetiva, não queiras colocar tudo, pois ninguém vai parar para ver.
Hoje em dia tens bancos de imagems gratuitas, onde podes encontrar imagens atrativas e que vão fazer com que os teus seguidores parem para ver!
 

#4 – Sê Concreta

Posts que demorem mais que 5 segundos para se compreender a mensagem, passam despercebidos.
As pessoas estão no Facebook para se divertirem, passarem o tempo, procurar alguma interação social… Querem ver muito em pouco tempo.
Se escreves um post demasiado longo ou colocas uma imagem pouco atrativa ou pouco legível, o dedo vai deslizar pelo ecrã do telemóvel, sem que ninguém pare. A exceção a este passo é conseguires selecionar um grupo de pessoas mesmo interessadas naquele assunto específico.
Para tal, o conteúdo que falei no 1º passo….é imprescindível!!
 

#5 – Pede uma Ação

Queres visibilidade? Pede uma ação ao usuário. Ele pode marcar alguém, partilhar, gostar… de acordo com determinadas caraterísticas do post.
Por exemplo:
# “Faz LIKE se te interessas apenas por nutrição”
# “Adora se te interessas por um processo de coaching”
# Marca 3 amigos para participares no sorteio de uma sessão ZERO de nutricoaching”
# “Coloca EU nos comentários para saber se te identificas com o que partilhei”
 
Terás mais likes, pessoas a partilharem os teus posts e vai te custar, no máximo, uma hora do teu tempo para atenderes um potencial cliente, como coach ou como nutricionista, ou como Nutricoach! 🙂
 
Lembra-te…para chegares a cada vez mais pessoas e conseguires também atrair mais clientes, deves sim expor-te nas Redes Sociais….mas da maneira mais correta!!
 

Com energia total,
Joana Carvalho.