Nos dias de hoje, desenvolver consultas criativas, é mais do que uma escolha.
É uma necessidade para qualquer Nutricionista.
 

Vamos saber qual a importância deste tipo de consultas: 

 

O que são consultas criativas?

É quando o cliente não prevê o que se vai passar e tu trabalhas com imaginação, de forma personalizada e dinâmica. Aumentares a criatividade nas consultas inclui algum trabalho prévio e preparação…mas o resultado final é teres diferenciação no mercado e maior procura pelas tuas consultas!
O que serve para uns não serve para todos e, as estratégias utilizadas num determinado processo, poderão ser desastrosas noutro.
Então, uma das formas de inovares nas consultas e usares a criatividade, é aplicares ferramentas de coaching. Precisas, claro, de perceber quais as estratégias que melhor se adaptam com a personalidade de cada cliente que tens, pois a estratégia a usares com um, pode não funcionar com outro.
Por exemplo, algo que procuro usar sempre nas consultas é o poder da escrita, ou seja, pedir aos meus clientes que escrevam quando estamos a fazer alguns exercícios, só que sei que tenho clientes que colaboram e escrevem imediatamente e outros mais resistentes. Outros, por exemplo que têm mais facilidade em visualizar…outros nem tanto.
Ou seja, adaptar sempre as estratégias, consoante a pessoa que tens à frente.
 

 E porquê apostar em consultas com algo novo, fora do tradicional?

De um modo bem direto:para que o cliente tenha vontade de voltar!!
Um cliente satisfeito volta sempre, um cliente desinteressado não passa sequer da primeira sessão. E mais do que aumentar a quantidade de clientes, é importante fidelizar os que já tens!!
A Nutrição é uma das áreas mais pretendidas atualmente, mas se aumenta a procura…aumenta também a concorrência.
Existem cada vez mais Nutricionistas formados, já para não referir nos pseudo-nutricionistas!! Para fazeres a diferença é indispensável que inoves nas consultas, apresentes métodos diferentes, audazes, até fora da caixa,fora do convencional e daquilo que aprendes na faculdade, tratando cada cliente como um Ser único e especial.
 

5 Razões para desenvolveres consultas criativas.

5 Razões para desenvolveres consultas criativas.


 

Porque é que não basta apenas falar da Nutrição?

Prescrever planos alimentares, embora importante e essencial na consulta, deixou de ser a única preocupação de quem procura um Nutricionista. Hoje os clientes procuram mais do que uma dieta, alternativas alimentares ou tabelas de calorias.
Procuram essencialmente alguém que lhes transmita segurança e ESPERANÇA…esperança de que agora será de vez e que as frustrações com o peso vão terminar.
A criatividade está na forma de falares,de olhares para quem estiver sentado à tua frente e na metodologia que entregas em consulta.
Poucos são os clientes que procuram apenas perder peso,a grande maioria o que procura verdadeiramente, é uma palavra amiga, um conselho acertado, um tratamento caloroso…alguém que as oiça sem julgamentos.
Cabe-te a ti perceber também de relações humanas… A linguagem do afeto cria laços mais sólidos, do que o rápido descer dos número na balança.
 

Empatia e Inovação 

Uma relação de empatia é o ponto base da fidelização de clientes…e acredita, que nem todos os Nutricionistas se preocupam em investir neste tema!
Empatia, mais do que acertar no plano alimentar adequado, é estar lá, é ser disponível para desfazer dúvidas e ansiedades e ao mesmo tempo ser assertiva.
Inovar não passa por descobrires apenas mais uma dieta nova ou dieta da moda, mas sim por fazeres a diferença e seres positiva!
Experimenta começares a usar cada vez mais palavras, frases e expressões positivas…e deixa de lado o “ É difícil”…”É um grande problema”.. ou “Vamos fazer mais uma dieta?
Ajuda também os teus clientes a deixarem essas palavras negativas…fora do seu vocabulário e da sua mente!!
 
Poderá ser complicado colocar em prática estratégias para desenvolver consultas criativas?
Eu diria que alguns de nós, estão demasiado acomodados à consulta tradicional, e não se sentem à vontade no papel de Coaches. Muitas vezes pelo receio de – será que os clientes vão gostar ou se é assim tão bom “remar contra a maré”.
Aquilo que te posso garantir é que se estás a pescar num lago cheio de pescadores, dificilmente vais ter um balde cheio de peixes….
Com isso, o que te pretendo afirmar, é que deves encontrar um novo lago…para que os peixes só te encontrem a ti!! Ou seja, procura criar a diferença nas tuas consultas…teres consultas criativas e fora do comum, para que os teus clientes te procurem e não sejas tua a ires atrás deles!
 
Agora…preparei um video super curtinho a falar precisamente dos pontos-chave para desenvolveres consultas criativas…vai lá espreitar que já está no ar e deixa um comentário teu, só assim poderei saber se os conteúdos estão a ir ao encontro das tuas necessidades!!

 
Vamos juntas #Revolucionar a Nutrição!!
Joana Carvalho Costa