Se tivesses de descrever uma mente empreendedora, quais palavras irias usar?
 
Apaixonado? Dedicado? Optimista?
 
Estas definições são as mais comuns, mas nem sempre são reais.
 

Mentes Empreendedoras

 
Empreendedor é alguém que toma iniciativa, que corre atrás dos seus sonhos e ideias (nem que no final os considere uma loucura!!), é aquele que acima de tudo sabe identificar as oportunidades, ainda que o retorno não seja imediato.
Vamos então identificar aqui em baixo, algumas características comuns a todos os empreendedores, e anota com quais delas te identificas:
 

Mentes Empreendedoras

Mentes Empreendedoras

 Gostas de agir? 

 
Alguém que tenha uma Mente empreendedora é alguém que é Proactivo em vez de Reativo.
O que isso significa? Que é alguém que consegue antecipar a situação, antes mesmo dela ocorrer e ganhar vantagem com isso. Ao invés de ser reativo, e agir apenas perante a situação, e muitas vezes o caos, instalado!
 

És arrojada?

 
Se este for o teu caso, parabéns….pois estás próximo de uma Mente Empreendedora!
Alguém arrojado, é alguém que ousa pensar fora da caixa e que estabelece estratégias e ações que vão delinear o Futuro e o sucesso das suas ideias.
Já pensaste bem no conceito do telemóvel? Há 30 anos atrás, imagina quando esta ideia surgiu, de poderes falar com alguém, por telefone e no meio da rua?! Era a loucura!! Mas agora…uma realidade com a qual não sobrevies!
 

És criativa?

 
Ter uma mente empreendedora muitas vezes não se trata apenas de ter todos os recursos à mão.
Mas passa por usares os recursos que tens, com criatividade!
 

Gostas de mudanças?

 
Ser empreendedora, implica ser flexível e agir rapidamente conforme o rumo das decisões está a seguir.
Então é importante estar atenta às variações, pois o bom empreendedor é aquele que analisa, identifica e decide o desempenho do seu negócio. É aquele que descobre armadilhas e que implementa novos rumos em busca de resultados mais eficazes.
 

Sabes comunicar?

 
Esta parte é crucial na Mente Empreendedora, saber comunicar com os seus clientes, neste caso, com os pacientes.
Alguém que é empreendedor, não é alguém ditador e que dita as regras, é alguém que tem a capacidade de ouvir, de escutar outras opiniões e outros pontos de vista, até encontrar a melhor solução…caso-a-caso!
 

Adoras um bom desafio?

 
Para um empreendedor o desafio motiva-o a trabalhar mais. E essa é a essência do seu sucesso.
Ser empreendedor de sucesso é acreditar na sua capacidade, é estar motivado, ter capacidade de planear para o longo prazo e maximizar seu desempenho no curto prazo. Ou seja, desafiar-se constantemente!
 

Consegues dar a volta?

 
Com que rapidez te levantas quando cais?
És daquelas que quando não atingies algo ficas a remoer e a pensar no que aconteceu, e no bom que seria teres atingido aquele determinado resultado?
Quanto tempo demoras a re-erguer-te?
A questão aqui está na velocidade de recuperação: se falhas, resista à vontade de sentires pena de ti mesma e avança imediatamente.
Um empreendedor é aquele que em vez de ficar preso no problema, luta para encontrar a solução!
 

Sabes escutar?

 
Como costuma ser a tua comunicação com os demais? Interrompes com frequência, ouves de uma forma serena (demais?!) ou por outro lado, falas, falas e falas?!
O segredo de uma boa comunicação, está em escutar mais e falar menos!
É necessário ouvir com atenção o que os outros têm a nos dizer, de modo a também nos darem ideias de como produzir mais e melhor!
 

Concentras-te no que importa?

 
Quando te focas no que realmente é necessário, o teu nível de produtividade aumenta, claro que  é um grande desafio! Mas saber identificar e lidar com esses desafios é a solução, e que quem é empreendedor sabe fazê-lo como ninguém! Optimizar e rentabilizar o tempo, para produzir mais e com maior qualidade, o que não significa necessariamente que tenhas de trabalhar mais!
Ser produtivo, implica produzir mais, trabalhando menos!!
 
E tu, consegues encaixar-te em quais destas características?
 
Deixa  o teu comentário, a  dizer quais são seus pontos fortes como Empreendedor!
 
Joana Carvalho Costa