Gostas de ajudar as pessoas mas não sabes qual a melhor forma de o fazer? Receias não chegar às pessoas da melhor forma? Pois… não estás sozinha.
 
Na verdade ser Nutricionista implica uma grande responsabilidade, em criar linhas de apoio aos pacientes para conseguirem levar a bom termo os propósitos que se colocam.

Ser Nutricionista, por outro lado, implica por si só, também, seres confiante e aceitares desafios. Analisares as situações com bom senso e sensibilidade para entender os pontos de vista e as necessidades de cada cliente.
 

|” É preciso seres muito confiante e teres um autoconhecimento profundo de ti mesma para saberes qual a melhor forma de chegares aos outros.

 
Existem, na verdade alguns exercícios que nos permitem analisar e corrigir comportamentos e dessa forma conseguir atingir os nossos objetivos, sejam quais forem as áreas da nossa vida.
 
Como Nutricionista, conheceres-te a ti mesma implica, muitas vezes, aprenderes com os teus próprios erros, seja no contacto com os clientes ou até relativamente a ti própria.
 
E é aí que saberes analisar-te e teres um profundo conhecimento da tua própria realidade é fundamental para conseguires atingir os teus próprios objetivos que acabam por, mais tarde, se espelhar na forma de conhecer, analisar e conseguir chegar aos clientes.

Todas as situações que diariamente te acontecem têm um impacto na tua realidade física. O stress, as desilusões, as tristezas (mas também as alegrias) são força motriz para tomadas de decisão a nível pessoal e profissional.
 

Então o que fazer?

 
É preciso saberes levar a vida com mais calma, analisar os assuntos mas friamente e prever, sempre que possível, quais os momentos que potencialmente te levam a tomar más decisões.
 
Aplica na tua vida, estes passos para teres um maior auto-conhecimento:
 

  • AutoEstima: é uma qualidade que melhora o teu corpo, o teu humor e quaisquer outras coisas conectadas à tua energia vital. Se tiveres mais energia no teu dia a dia, é possível conheceres-te a ti mesma melhor, seja nos teus relacionamentos, vida profissional ou aspectos pessoais.

 

  • Atividades Reflexivas: é ideal para o autoconhecimento e para teres mais consciência do que está a ocorrer dentro e fora de ti. Pratica Yoga ou meditação, para começares aos poucos a praticar este nível de maior introspecção e consciência.

 

  • Propósitos Diários: Ao invés de focares-te em tudo ao mesmo tempo, foca-te no que realmente é importante para ti. Com organização e reflexão contínua, é possível colocares em prática os teus propósitos para alcançares pequenos resultados que te farão chegar cada vez mais perto do teu objetivo maior.

 

  • Auto-análise: teres uma maior capacidade de auto-análise permite-te fazer melhores escolhas na vida pessoal e consequentemente na vida profissional pois torna-se mais fácil chegar às pessoas com a confiança de que, quem está certo sabe qual o melhor caminho a seguir na resolução dos problemas diários.

 
Um processo de Coaching pode ser extremamente efetivo para acelerar os  teus resultados, por meios de perguntas poderosas, poderás descobrir os teus pontos fortes, onde precisas melhorar, para alcançar os objetivos pessoais e profissionais e permite-te, desse modo, aumentares o teu nível de consciência e capacidade de auto-conhecimento!
 
Já que estamos a falar de nós mesmos, assiste a este vídeo no qual explico dicas de como podes ganhar auto-motivação!
 
E tu? Conheces-te a ti mesma bem?
Com inspiração de Sucesso,
Joana Carvalho Costa