Olá nutri, hoje venho falar de um assunto que nos atormenta imenso. Como manter o paciente motivado entre as sessões de nutricoaching/nutrição?
Quando um paciente procura um nutricionista ou um nutricoach, ele procura mais do que alguém que lhe diga o que comer. Na grande maioria das vezes, o paciente já chega até nós com um histórico de tratamentos que não funcionaram.
Como fazer com que o paciente entenda, aceite e compre a ideia de que agora vai funcionar se ele seguir corretamente o tratamento proposto?
Ele quer resultados rápidos, mas nós sabemos que os resultados nem sempre vêm na velocidade que o paciente deseja.
Por isso, juntei algumas dicas para ajudares o teu paciente a manter-se motivado entre as consultas.

#METAS POSSÍVEIS

Começa por criar metas possíveis, mas desafiadoras, para os teus pacientes te entregarem a cada consulta.

#COMEMORA AS PEQUENAS CONQUISTAS.

Um dos grandes erros é só se comemorar quando se chega ao resultado final… Todas as etapas vencidas são uma vitória, elogia a dedicação, dá os parabéns. Mostra-lhe a importância da etapa cumprida.

#NÃO REPREENDER

Já reparaste que quando criticas muito as ações de uma criança, ela começar a fazer as coisas às escondidas? Acontecerá o mesmo com os teus pacientes, se de todas as vezes que eles não cumprirem uma meta os repreenderes, eles vão cansar-se do tratamento. Conversa com eles, mostra-lhes a importância de cumprir corretamente o tratamento. Mostra-lhes os benefícios.

#MUDA A ABORDAGEM

Ninguém é igual, talvez a linguagem ou a forma com que estás a trabalhar com um paciente não deva servir para o outro. Avalia sempre a eficácia do tratamento. Avalia o porquê do paciente não estar a cumprir as etapas do tratamento. Se for necessário, reinventa-te.

#INSPIRAÇÃO

Cria um grupo de WhastApp ou Facebook, para os teus pacientes comunicarem entre si… Darem força uns aos outros, isto servirá de fonte de inspiração.
Espero que estas dicas te ajudem nas tuas consultas, no envolvimento e nos resultados dos teus clientes.
Até Breve,
Joana Carvalho Costa