Aprende em pequenos passos como tornar as tuas consultas mais originais

 
Hoje em dia, há uma oferta cada vez maior de consultas de nutrição e até de Health Coaching.
Por um lado, isto é positivo, demonstrando que há uma maior consciência relativamente à importância da alimentação equilibrada na nossa vida.
Mas, por outro lado, estes profissionais sentem uma maior necessidade de se diferenciarem dos demais, assumindo um estilo próprio e sendo originais.
 

Como marcar a diferença nas tuas consultas de Nutrição

Como marcar a diferença nas tuas consultas de Nutrição


 
Além disso, os próprios clientes estão cada vez mais exigentes e, mediante tanta oferta no mercado, irão dar preferência aos profissionais que ofereçam abordagens diferentes na sua consulta, algo inovador e que apresente resultados igualmente favoráveis.
Assim sendo, hoje apresento-te aqui algumas dicas e estratégias muito simples que podes implementar para tornares a tua consulta de Nutrição mais original.

Abordagem Holística

Uma das coisas que faz toda a diferença numa consulta é considerar o cliente como um todo, tendo em conta o plano físico, mental e emocional.
Esta abordagem holística fará com que o cliente se sinta mais confiante para poder partilhar vários aspectos relacionados com o seu problema.
Além disso, esta abordagem torna a consulta mais dinâmica, permitindo ao nutricionista poder expor várias propostas de tratamento, tendo sempre em conta todos os aspectos da vida do cliente.

Saber Escutar

Esta é outra dica fundamental para fazer com que a tua consulta marque a diferença!
Saber escutar o cliente é extremamente importante. A maioria dos profissionais tem a tendência para interromper o cliente, não o deixando expor ou expressar todos os seus problemas, bem como o que sente em relação aos mesmos.
Escutar o cliente com atenção, incentivá-lo a partilhar as suas dúvidas, a colocar questões, faz com que ele se sinta mais confiante, valorizado e sinta vontade de regressar mais vezes à tua consulta.

Trabalhar em Conjunto

Outro aspecto que deves ter em conta para que as tuas consultas sejam fantásticas é trabalhar em conjunto com os teus clientes.
Em vez de seres tu a prepares os planos e todas as estratégias a implementar, podes sempre pedir a opinião do teu cliente, pedir-lhe mesmo algumas sugestões que possam individualizar ainda mais o plano de acção.
O cliente deve ser encarado como um parceiro e não como um sujeito passivo.
Todo este envolvimento transmite-lhe confiança em ti e no teu trabalho.

Atitude Positiva

Se queres que as tuas consultas sejam originais e diferentes deves ser uma fonte de positivismo e de boa energia.
Os clientes percebem quando um profissional é genuinamente positivo e isso influencia muito a sua opinião.
Assim sendo, deves manter uma atitude positiva, transmitir ao teu cliente que é possível mudar os seus hábitos alimentares e que, em conjunto, irão conseguir, sem sombra de dúvida.

Como marcar a diferença nas tuas consultas de Nutrição

Como marcar a diferença nas tuas consultas de Nutrição


 

Empoderamento do Cliente

Outra coisa que a maioria dos profissionais não tem em conta é o empoderamento do cliente.
O cliente deve ser incentivado a ser uma parte activa no processo de tratamento, devendo participar e opinar sobre cada passo do plano de tratamento.
Espero que estas dicas possam ajudar a marcar a diferença na tua consulta de nutrição.
Se ainda tiver alguma dúvida, clique AQUI para saber como tornar suas consultas ainda mais produtivas.
Também estou disponível para responder os seus comentários aqui no NutriBlog!
 
Beijos e até mais!
 
Joana Carvalho Costa