Olá Nutri

Certamente já percebeste de que ser produtivo é uma das mais importantes características que um profissional pode ter – e isto independentemente da experiência que possui ou do setor de atividade em que enquadra.

Se neste momento procuras inserir-te no mercado de trabalho sabes com certeza que todos os empregadores procuram colaboradores produtivos porque permitem produzir mais utilizando menos recursos, maximizando desta forma os lucros da empresa.

Por outro lado, se tens o teu próprio consultório ou se de alguma outra forma és uma empreendedora na tua área, deves ter consciência de que uma maior produtividade não só aumenta os teus rendimentos, como te permite conciliar mais facilmente o trabalho com a tua vida pessoal, o que significa que serás mais feliz.

Por esse motivo, o artigo de hoje vai mostrar-te como ser mais produtiva e realizares os teus objetivos.

1. Define objetivos

É talvez uma das melhores formas de te manteres motivada e produtiva. Sempre que defines um objetivo colocas um desafio a ti mesma e preparas-te psicologicamente para dares o teu melhor com vista a concretizar essa meta. Mas cuidado com a forma como defines os teus objetivos: um objetivo bem delineado deverá ser específico, passível de ser medido (para que saibas quando o alcançaste), realista, relevante para ti própria (o que evita que fiques desmotivada) e por último deve conter um prazo para a sua concretização (mesmo que tenhas de o prolongar). Sem essa data-limite corremos o risco de adiar sistematicamente a concretização das nossas metas. Um exemplo de um objetivo deste tipo para quem possui o seu próprio empreendimento no setor da Nutrição seria “ aumentar em 10% o número de clientes até ao final do ano”.

2. Faz uma lista de tarefas

Esta é talvez uma das dicas mais importantes. No final de cada dia dedica algum tempo a planear o dia seguinte, elaborando uma lista das tarefas que devem ser feitas. Escreve tudo. Não confies somente na memória. Isso vai-te libertar do stress de teres que te lembrar das coisas e desta forma vai-te permitir estares mais focada no trabalho.

3. Começa pelas tarefas mais complexas

Outra estratégia que complementa a anterior e tem o mesmo efeito. Quando começas pelas tarefas mais complexas ou aquelas que menos gostas de fazer, sentes que “o pior já passou” e isso acaba por funcionar como uma “injeção” de motivação para o resto do dia!

4. Identifica o teu pico de produtividade

Algumas pessoas são mais produtivas de manhã, outras de tarde. Existem ainda aquelas que preferem trabalhar à noite, quando as distrações diurnas não interferem com o seu foco.

Analisa o teu ritmo de trabalho durante algum tempo e procura identificar as horas do dia em que te sentes mais enérgica e concentrada. Utiliza essas horas para executar as tarefas mais complexas e/ou que exigem maior concentração.

5. Evita a multitarefa

Existe a ideia generalizada de que as mulheres são capazes de realizar várias tarefas ao mesmo tempo mas ser multitarefa no trabalho não é uma boa ideia. Fazer várias coisas ao mesmo tempo reduz a produtividade porque não focamos totalmente a nossa atenção no que estamos a executar e podemos cometer erros por distração, o que resulta no oposto da produtividade!

6. Diz não à procrastinação

A procrastinação ocorre quando adiamos sistematicamente aquilo que temos para fazer. A longo prazo, esta situação cria sentimentos de culpa que acabam por ter efeitos prejudiciais à nossa saúde, tais como stress e ansiedade. Uma boa forma de combater a procrastinação é dividir uma tarefa grande em tarefas mais pequenas e mais fáceis de executar.

7. Evita as distrações

Vivemos numa época em que as novas tecnologias (em particular as redes sociais) nos permitem estar em permanente ligação ao mundo. O outro lado da moeda é que nos distraem, atrapalhando a nossa produtividade. Quando estiveres focada numa tarefa importante desliga as notificações das redes sociais. O mundo não vai acabar por causa disso, pois não?

8. Não tenhas medo de dizer não

Temos medo de perder oportunidades. Temos medo da rejeição. Estes são apenas alguns dos motivos pelos quais tendemos a evitar ao máximo dizer não. Mas a verdade é que quando dizemos sempre sim estamos a abdicar dos nossos sonhos e objetivos e com isto acabamos por ficar ressentidos por fazermos algo que não queremos. Se é este o teu caso, trabalhar a assertividade é a melhor estratégia a longo prazo para superar o problema. A curto prazo, uma boa solução será explicar à outra pessoa que não estás disponível para ajudar no momento e ofereceres-te para o fazer noutra altura. E não te esqueças de honrar o compromisso.

9. Organiza o teu espaço de trabalho

Parece um conselho demasiado óbvio mas muitas vezes não nos apercebemos do tempo que perdemos a procurar um documento que poderia ser facilmente encontrado se o nosso espaço de trabalho estivesse devidamente organizado! Procura manter a tua mesa, as gavetas e os armários sempre limpos e organizados. Faz o mesmo com a caixa de e-mail e o ambiente de trabalho do computador. A tua produtividade agradece, acredita!

10. Cuida de ti

A vida não é só trabalho: o ser humano não está preparado para trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Cuida da tua saúde a todos os níveis: adota uma alimentação equilibrada (até porque precisas de dar o exemplo!), pratica exercício físico, convive com a tua família e os teus amigos e reserva algum tempo para relaxar. Verás que depois de “recarregar as baterias” regressarás ao trabalho muito mais enérgica e produtiva.

Começa aos poucos a colocar cada uma destas dicas em prática!!

Com energia total,

Joana Carvalho Costa