Com a tecnologia cada vez mais acessível às nossas mãos e a facilidade do uso de telemóveis e tablets, muitos pacientes e profissionais estão a trocar as consultas tradicionais por consultas online.
 
 
Contudo, muitas pessoas têm, ainda, dúvidas se podem ou não atender online e, principalmente, se é eficaz esse tipo de atendimento.
 
 
Em Portugal, o atendimento online é permitido e aberto ao público… Existem vários sites que aproximam o profissional do paciente, porém, esta situação está a tornar-se preocupante, devido ao elevado nº de profissionais que sem ser da área da Nutrição, promove este tipo de serviços.
 
 
De facto, já existem muitas denúncias de sites que prestam serviços ilegais, em que os profissionais não estão registados sequer na Ordem. O que vai confundir ainda mais o cliente final, dai ser importante, no caso de fazeres consultas Online, deixares bem claro qual o teu método, modo de funcionamento das consultas e nº de inscrição na ON.
 
 
Para o Nutricionista, a vantagem é não precisar de estar no consultório, pelo que muitos estão a abolir a ideia de se ter um consultório físico, passando a atender apenas virtualmente. Para o cliente, a grande vantagem é não haver deslocações para a consulta, no caso de estar fora do País ou longe do seu Nutricionista, poder ter acesso a este serviço.
 
 
No Brasil o atendimento virtual não é permitido, constituindo-se infração de acordo com o Código de Ética do Nutricionista (CEN), descrito na Resolução CFN 334.
 
 
Entretanto, se o atendimento inicial foi presencial com uma avaliação adequada e diagnóstico nutricional, prescrição dietética e acompanhamento da evolução nutricional, o contacto por telemóvel, vídeo conferência, entre outros, é permitido.
 
 
Já o Coaching de saúde pode ser feito virtualmente, tanto para clientes novos quanto para clientes antigos, no Brasil.
Então, na generalidade, os Nutricionistas podem fazer consultas online, desde que o cliente final compreenda claramente o tipo de consulta e o método que irá ser utlizada, para que nunca seja comprometida a sua saúde, bem como provacidade.
 
 
Gostaste, então compartilha com seus amigos.
 
 
Tens dúvidas? Deixa aqui nos comentários, irei responder assim que possível.
 
 
Até breve
 
 
Joana Carvalho Costa