Vivemos numa sociedade cheia de pressa, em que tudo é feito a correr. O saber ouvir é uma ferramenta de trabalho crucial. Principalmente em profissões que exigem contacto directo com o público como a nossa.
 
É EXTREMAMENTE importante escutar o cliente com atenção para teres uma consulta ainda mais produtiva.
 
As tuas consultas têm de ser personalizadas ao cliente, há pormenores que fazem a diferença e aos quais tens de saber dar atenção. Assim, quem te procura irá sentir-se especial e único. E já sabes, clientes felizes são clientes fidelizados.
 
Nas próximas linhas vou dar-te algumas dicas sobre como teres uma consulta produtiva. E como podes usar a ferramenta do “saber ouvir” a teu favor.
 

Queres descobrir quais são? 

 
Então lê com atenção os próximos parágrafos.
 

Prepara-te! 

 
Consulta preparada, consulta abençoada!
No dia anterior tenta perceber quem são os clientes que irás ter no dia seguinte. Quais foram os pontos que ficaram definidos que iriam trabalhar nessa consulta.
Assim, conseguirás criar um fio condutor para a tua sessão e irás rentabilizar o teu tempo. Vais conseguir organizar-te melhor de forma a dominares facilmente a sessão.
Além disso, o teu cliente vai sentir que tu te preparaste, e essa é a melhor arma que tu tens.
Não te conseguirá apanhar desprevenida.
 

Não interrompas.

 
A partir do momento em que o cliente começa a falar contigo sobre quais as maiores dificuldades que tem sentido com as suas mudanças alimentares, não interrompas.
 

Deixa-o “desabafar” à vontade.

 
Não basta não interromper!
Tens de ouvir com muita atenção tudo o que ele(a) te está a dizer para entenderes quais as soluções para essas dificuldades.
 

Faz perguntas!

 
Mas atenção: não faças demasiadas perguntas para não saturares a pessoa que está à tua frente. Não são precisas muitas perguntas, desde que sejam as certas.
Depois de escutares com atenção, apresenta uma solução.
Encontra em conjunto com o teu cliente alternativas, um plano diferente, formas de eliminar a sua distracção. Ele(a) irá achar-te versátil e completa. Irá fazer publicidade dos teus serviços a colegas ou familiares, e nada é melhor do que isso.
 

Escutar o teu cliente não precisa de ser só presencialmente!

 
Pois é! Com o avanço das tecnologias a maior parte dos Nutricionistas do mercado já possuem redes sociais, nomeadamente Facebook e Instagram.
Por essa razão, deves fornecer os teus contactos aos teus clientes de modo a que te possam contactar em caso de dúvidas.
Evita idas desnecessárias ao teu consultório e aumenta a vossa relação de confiança e torna a comunicação muito mais eficaz, fluida e imediata.
O mercado da Nutrição é cada vez mais competitivo!
Há muitos Nutricionistas que oferecem muitos serviços, com preços diferentes, mas tu tens de te destacar no meio da multidão.
 

Tens de possuir o “uau factor”.

 
Aos escutares os teus clientes eles vão sentir-se bem e à vontade para falar contigo acerca dos seus problemas alimentares.
E tu irás ganhar mais informações acerca dos seus hábitos menos saudáveis, das suas rotinas, para poderes também trabalhar de forma personalizada e com mais confiança.
 

Escuta o teu cliente com atenção!!

 
Esse será um dos segredos para o teu sucesso.
 
Para desenvolveres ainda mais o teu relacionamento com os teus clientes, preparei um vídeo ESPECIAL ressaltando 3 dicas para promoveres uma consulta de alto impacto.
Basta clicares AQUI para perceberes quais são!!
 
Trabalha a tua escuta ativa e boas consultas!
 
Joana Carvalho Costa