Olá Nutri.
Sabes aqueles momentos em que tudo parece correr mal? Acabaste de sair da faculdade e estás a tentar a tua sorte enquanto nutricionista. Ainda assim, embora tenhas começado agora, parece que todas as dificuldades desta área fazem, já, parte do teu quotidiano.
 
Para começar, vives com a realidade de um espaço profissional bastante cheio, onde existem inúmeros Nutricionistas já bem estabelecidos e outros que, como tu, se lançam agora num mercado competitivo. Poderás ter medo de não conseguires mostrar as tuas competências e atrair um número de clientes que permita gerir a tua recente carreira.
 
Seguidamente, deparas-te com as dificuldades óbvias do começo de uma atividade: todos os
custos, investimentos e dificuldades que pautam o quotidiano de quem, como tu, está mesmo a começar!
 
Além disso, ao começares efetivamente a ter clientes, começas também a compreender que os vastos conhecimentos que adquiriste são apenas a ponta do iceberg no que diz respeito à Nutrição e começas a duvidar da tua própria capacidade para orientar os teus pacientes.
 
Ainda por cima, quando começas a ganhar confiança, notas que são muitos os clientes cujos resultados teimam em não acontecer, havendo até, ocasionalmente, alguns retrocessos na rotina de alguns deles!
Uff….
 
Se é isto que sentes, por mais que possa parecer-te estranho ou condescendente, a verdade é que estás a viver algo perfeitamente comum. Todos os Nutricionistas passam por essa sensação no começo da sua carreira. E, sim, há soluções!
 
Venceres estas emoções negativas é algo que tem de partir de ti. Para começar, tens de confiar em ti, nas tuas escolhas e na forma como a vontade de vencer sempre te moveu. Escolheste ser Nutricionista por uma razão e essa razão é a que deve pautar os teus dias para garantir que não perdes a Paixão pela tua área.
 
Depois, é avançares para as soluções efetivas. A tua carreira deve abraçar outras tendências, mais recentes e valorizadas, para que possas destacar-te dos demais. Criar a diferença.
 
O Nutricoaching, por exemplo, trata-se de uma forma muito útil, que irá ajudar a elevar o teu nível de conhecimento, tornando-o mais humanizado e direto. O contacto com o público e a orientação personalizada irão fazer com que deixem de te ver apenas como mais um Nutricionista que debita fórmulas de emagrecimento e prescreve receitas. Em vez disso, passarás a ser uma verdadeira orientadora da vida de quem te procura, ajudando no ensino da reeducação alimentar e promovendo uma rotina dinâmica e saudável.
 
Com o Nutricoaching, verás que a procura aumenta e que, com ela, também os resultados obtidos passam a ser melhores. Afinal, o mais importante,de uma mudança de vida, é a mudança do pensamento, que, enquanto Coach, poderás promover.
 
Esta solução fará, certamente, com que te ocupes e nem penses em desistir do teu sonho.
 
É importante que recordes que a Nutrição é uma forma de tornar o mundo mais saudável e melhor, no qual tu podes fazer a diferença!
 
Até Breve
Joana Carvalho Costa